Conhecendo a Extensão Universitária UNICATÓLICA
Extensão e Comunidade

Conhecendo a Extensão Universitária UNICATÓLICA

Partindo do princípio de que só amamos o que conhecemos, vamos conhecer um pouco de nossa Extensão?

A Extensão da UNICATÓLICA articula as funções de ensino e pesquisa, ampliando e viabilizando a relação entre o Centro Universitário e a comunidade. Assim, através de programas desenvolvidos, projetos ou ações junto à comunidade, a UNICATÓLICA mantém um diálogo permanente com a sociedade. O objetivo dessa ação de extensão, desenvolvida por discentes, docentes e colaboradores da UNICATÓLICA é envolver diretamente a comunidade externa.

Logo, as diretrizes que pautam a Extensão são a interação feita através do diálogo, da troca de saberes; da interdisciplinaridade e interprofissionalidade, mantendo a interação entre organizações, profissionais e pessoas; da indissocialização entre ensino/pesquisa/extensão; da ampliação da formação discente, possibilitando o enriquecimento da experiência em termos teóricos e metodológicos, além de reafirmar, ou melhor, materializar o compromisso ético e solidário. Atua-se, assim, de forma transformadora, visto que são estabelecidas a inter-relação da academia com a os setores da sociedade.

As atividades de atuação são classificadas em programas, projetos, cursos e oficinas e eventos. Observa-se que:

No programa de extensão existe a articulação de, pelo menos, dois projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos ou projeto), de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, os programas são desenvolvidos de forma processual e contínua, integrando o ensino e a pesquisa.

Já um projeto de extensão é uma ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado, de no mínimo seis meses. Um Projeto de Extensão pode acontecer isoladamente ou pode ser vinculado à um dos programas de extensão.

Um curso de extensão consiste em uma ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de oito horas e critérios de avaliação definidos. Responde as demandas não atendidas pela atividade regular do ensino formal de graduação ou de pós-graduação e pode estar vinculada à um Programa ou Projeto de Extensão ou ser isolado.

Já um evento de extensão consiste em uma ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido.

São exemplos de evento de extensão: campanha de difusão cultural, campeonato, ciclo de estudos, circuito, colóquio, concerto, conclave, conferência, congresso, conselho, debate, encontro, espetáculo, exibição pública, exposição, feira, festival, fórum, jornada, lançamento de publicações e produtos, mesa-redonda, mostra, olimpíada, palestra, recital, semana de estudos, seminário, simpósio, congressos, atividades esportivas, entre outras manifestações.

As ações de extensão não precisam ser gratuitas. Cursos e eventos podem auferir recursos dos participantes para cobrir seus custos, desde que possuam planilha financeira, aprovada pela Reitoria, detalhando como será a destinação destes recursos.

A Extensão da UNICATÓLICA proporciona e qualifica uma aprendizagem ativa e cidadã aos estudantes, assim como “uma interação dialógica efetiva com os demais setores da sociedade, proporcionando a construção de saberes e práticas transformadoras”.