FCRS promoverá a X Expressão Católica
EXPRESSÃO CATÓLICA

FCRS promoverá a X Expressão Católica

Na X edição do Expressão Católica, que ocorrerá do dia 09 a 13 de novembro, serão desenvolvidas atividades tendo como princípio norteador ações e práticas pedagógicas interdisciplinares, transdisciplinares e multidisciplinares, isso com o escopo maior de integrar alunos, professores, coordenadores e toda comunidade acadêmica da FCRS. Os eixos contemplados no tema “Currículo, Profissão e Trabalho” têm como função principal proporcionar momentos de reflexão sobre o fazer pedagógico, que profissional queremos formar, que profissional queremos ser e onde e como iremos atuar, assim fechando os quatro pilares da educação: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver e aprender a ser. O primeiro pilar, aprender a conhecer, significa dominar os instrumentos do conhecimento, o desenvolvimento do desejo e das capacidades de aprender a aprender. O desenvolvimento de habilidades cognitivas e a compreensão do mundo que o cerca. O segundo pilar, aprender a fazer, é consequência do primeiro. Aprender é indissociável, o fazer implica no desenvolvimento de competências que envolvem experiências sólidas e de trabalhos diversos que possibilitem a pessoa enfrentar as diversas situações e a um melhor desempenho no trabalho em equipe. O terceiro pilar é aprender a viver juntos, desenvolvendo a compreensão do outro e a percepção das interdependências, no sentido de realizar projetos comuns e preparar-se para gerir conflitos. Dessa forma, faz-se uma reflexão sobre o respeito às diversidades e o desenvolver de valores necessários à convivência harmoniosa na sociedade. O quarto pilar é o aprender a ser. A educação deve contribuir para o desenvolvimento total da pessoa, isto é, espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade possibilitando ao mesmo um potencial significativo que lhe permita um pensamento reflexivo crítico. Neste pilar, cabe à educação, conferir a todos os seres humanos a liberdade de pensamento e discernimento para que os mesmos sejam capazes de construir a sua própria história com bastante dignidade. Através de práticas educacionais fundamentadas nesses quatro pilares, a X Expressão Católica poderá realizar uma educação crítica construtiva focada na formação integral do aluno.

Por: Jefferson Leonel