Projeto IDEIA contempla suas primeiras conquistas

Projeto IDEIA contempla suas primeiras conquistas

O projeto IDEIA – Inclusão, Desenvolvimento e Estudos da Infância e Adolescência é ofertado às crianças e adolescentes, tendo como público-alvo os beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) e consiste na oferta de escolas de esportes, com aulas ministradas por estudantes do curso de Educação Física, avaliações e acompanhamento fisioterápico, odontológico, educacional e psicológico, além de visitas regulares às famílias e às escolas. Atualmente, o projeto está implantado nas dependências da FCRS com a participação de alunos e professores dos cursos de Psicologia, Educação Física, Fisioterapia, Odontologia, Arquitetura e Urbanismo, com o objetivo de elaborar estudos de desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes do município, viabilizar pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias de prevenção, promoção e recuperação da saúde, contribuir para a melhoria das relações inter e intrafamiliares, acompanhar o desenvolvimento escolar e estimular a pesquisa acadêmica, além de transmitir conhecimentos técnicos e teóricos aos alunos dos cursos envolvidos nas atividades. Os alunos dos diversos cursos iniciam suas atividades no grupo desde os primeiros semestres da sua formação. Essa metodologia tem a finalidade de apresentar ao futuro profissional situações reais que serão vividas ao longo de sua carreira e motivá-los quanto à iniciação em pesquisas acadêmicas. O Projeto IDEIA oferece escolas de futsal e karatê a crianças e adolescentes e conta com, aproximadamente, 150 alunos moradores de localidades próximas à FCRS. No dia 22 de novembro de 2015, a escola de karatê participou da Copa Guaramiranga de Karatê com a presença de dois alunos do projeto IDEIA, sob a supervisão do monitor do projeto, Ronnyelle. O aluno Krystovão Kayro conquistou a medalha de Prata e o aluno Luís Felipe consagrou a medalha de Bronze. Durante o evento, o presidente da Federação Cearense de Karatê, Sr. Luiz Carlos Cardoso do Nascimento Jr., afirmou oferecer à instituição todo apoio ao esporte no município de Quixadá, com o objetivo de valorização da modalidade.

Por: jefferson