Serviço de Psicologia Aplicada da UNICATÓLICA
ENTREVISTAS

Serviço de Psicologia Aplicada da UNICATÓLICA

Em entrevista com a Coordenadora do SPA – Serviço de Psicologia Aplicada da UNICATÓLICA, Prof.ª Me. Andréa Alexandre Vidal, buscou-se explorar as atividades realizadas pelo setor, bem como é realizado o processo de estágios:

1. O que é o SPA? Quais as suas responsabilidades na UNICATÓLICA? O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) é a clínica escola do curso de Psicologia da UNICATÓLICA, aonde os estágios profissionalizantes supervisionados são ofertados para os alunos de 9º e 10º semestre da graduação em Psicologia. Atualmente, as áreas ofertadas são as psicologias clínicas nas abordagens de análise do comportamento; terapia ABA; humanista; sistêmica e psicanalítica. Além disso, as áreas da Psicologia: saúde; social; jurídica; escolar/educacional; do trabalho e organizações.
  1. Quais são os serviços prestados e quem os realiza? Como já observamos, são diversas as modalidades de estágios que realizam suas atividades tanto nas opções “intramuros” caracterizadas pelos atendimentos clínicos que ocorrem no SPA, quanto nas opções “extramuros” com as atuações da Psicologia em instituições conveniadas com a UNICATÓLICA, de Quixadá e cidades circunvizinhas. Atualmente, os nossos principais serviços disponíveis são atendimentos psicoterápicos individuais ou grupais, avaliação psicológica, orientação profissional, diagnósticos empresariais e educacionais, pesquisas, intervenções psicológicas em hospitais, clínicas, setores jurídicos, escolares, sociais, instituições governamentais ou não governamentais, dentre outras. Todas as atividades são realizadas pelos estagiários em etapa final do curso, sob a supervisão e orientação dos professores do curso de Psicologia da UNICATÓLICA, psicólogos devidamente registrados no Conselho Regional de Psicologia (CRP 11).
  1. Para qual público esses serviços são oferecidos? Os serviços do SPA são ofertados gratuitamente para alunos e colaboradores da UNICATÓLICA, para toda a população quixadaense e também do Sertão Central que tenham interesse ou necessidade dos serviços oriundos das distintas áreas da Psicologia. Nossos clientes chegam através de demanda espontânea ou ainda, encaminhados ao SPA por outros profissionais da área da saúde e demais áreas de trabalho. A Psicologia, como costumamos esclarecer, está ao alcance de todos, fugindo do estereótipo de procurar o psicólogo apenas quando se está muito “doente”, “triste” ou “ansioso”. Ela também é considerada como um serviço preventivo, de orientação e de cuidados, visando melhoria na qualidade de vida do indivíduo. Propõe o conhecimento de si mesmo e através dele, a busca para manutenção de situações consideradas estressantes, mediação e resolução de conflitos, sempre buscando o bem estar consigo mesmo e com o próximo.
  1. Como se dá o processo seletivo de estágio e quem pode participar? Os estágios profissionalizantes são exclusivos para os acadêmicos de Psicologia de 9º e 10º semestre, pois são obrigatórios de acordo com a matriz curricular do curso. Ao todo, são 220 horas de atividades práticas ao longo do semestre, divididas entre a atuação do estagiário, atividades ligadas às práticas psicológicas (congressos, Expressão Católica, Mostra de Psicologia do SPA, Encontros Dialógicos do SPA, confecção de plano de estágio e artigos científicos) e as supervisões semanais. O processo seletivo ocorre no início de cada semestre letivo, aonde cada aluno escolhe até 03 áreas de estágio (intra ou extramuros), de acordo com a sua vontade. A seleção ocorre a partir destas etapas: lançamento do Edital, aonde são explicitadas as disposições, requisitos, horários das supervisões e modalidades de estágios ofertadas no semestre vigente. Em seguida acontecem as inscrições na secretaria do SPA, seguidas de análise de histórico escolar do aluno, entrevistas realizadas pelos professores supervisores com os candidatos às vagas e finalmente, o resultado. Após este processo, se iniciam os estágios de acordo com o calendário acadêmico institucional.
  1. Quais os horários e dias de atendimento e como se dá o processo de agendamento? Os atendimentos psicoterápicos para crianças, adolescentes, adultos e idosos, bem como a orientação profissional e a avaliação psicológica ocorrem no SPA, de segunda a quinta-feira das 7h30min às 12h30min e das 13h30min às 21h30min, e às sextas-feiras das 7h às 12h e de 13h às 21h. Para as inscrições, é necessário o preenchimento da ficha de inscrição que ocorre na secretaria do SPA, com as fotocópias de carteira de identidade, CPF, certidão de nascimento e comprovante de endereço. Após o preenchimento das fichas, os clientes aguardam a chamada para os atendimentos através de telefonema.
  1. De forma geral, qual a importância do SPA para a comunidade acadêmica e população regional? A importância do SPA extrapola os âmbitos do curso de Psicologia e da formação dos seus alunos. Ele é acessível também para os graduandos dos outros cursos e aos colaboradores da UNICATÓLICA, bem como para toda a população de Quixadá e cidades circunvizinhas, lançando a oportunidade de serviços psicológicos gratuitos e de qualidade, com atuações contemporâneas, realizando assim a contribuição da Psicologia mediante as ações de responsabilidade social que a Unicatólica possui e preza.