• Blog UniCatólica

Secretaria Acadêmica da UNICATÓLICA
ENTREVISTAS

Secretaria Acadêmica da UNICATÓLICA

Em entrevista com a Secretária Acadêmica, Maria Juturna da Silva, foram abordadas questões referentes aos serviços e principais atividades realizados pela Secretaria Acadêmica: 

  1. O que faz o setor da Secretaria Acadêmica? A Secretaria Acadêmica é o órgão de atendimento ao aluno, vinculado a Pró-Reitoria de Graduação e Extensão, responsável pelo acompanhamento e controle de todo processo acadêmico, zelando pela exatidão dos registros e informações discentes e docentes. 
  1. Quais as principais responsabilidades e serviços oferecidos? O setor possui a responsabilidade de supervisionar as atividades de registro e controle acadêmico; expedir documentos e prestar informações de natureza acadêmica; atender e orientar qualquer dificuldade relacionada a vida acadêmica do aluno; exercer outras ações delegadas pelo Pró-Reitor de Graduação e Extensão e manter a organização do arquivo com a documentação do aluno, de modo que atenda com facilidade qualquer solicitação de informação de sua vida acadêmica. Como serviços, realizamos solicitações e expedições de declaração de aprovação em concurso vestibular; declaração de autorização e/ou reconhecimento de curso; declaração de disciplinas ministradas pelo professor; expedição de diploma; expedição de programas das disciplinas cursadas; Histórico Escolar; implantação de atividade complementar; impressão dos diários de classe; reabertura de matrícula; regime exercícios domiciliares; solicitação e implantação de aproveitamento de disciplina; trancamento de curso; trancamento de matrícula; transferência para outra IES, entre outros documentos. Ressaltamos que um dos objetivos da Secretaria Acadêmica é o de garantir a qualidade no atendimento, direcionada à comunidade interna e externa. 
  1. Para qual público esses serviços estão voltados? Os serviços são voltados para os alunos, professores, coordenadores de cursos e comunidade acadêmica em geral. 
  1. Em quais situações os alunos e/ ou professores devem procurar a Secretaria Acadêmica? Nas solicitações como: matrícula presencial, ajuste de matrícula, trancamento de curso e de disciplina, históricos, declarações, aproveitamento de disciplina, 2ª chamada, regime de exercícios domiciliares, pedido de colação de grau, recebimento do diploma, enfim, toda e qualquer solicitação do aluno referente sua vida acadêmica, ele deve procurar a secretaria acadêmica. Além disso, dar acesso ao portal para os professores, informações sobre o aluno, solicitar declaração de disciplinas ministradas, atualização e assinatura do diário de classe. 
  1. Quais os horários de funcionamento? O atendimento é realizado das 08h às 21h.
Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário