• Blog UniCatólica

Comitê de Ética em Pesquisa
ENTREVISTAS

Comitê de Ética em Pesquisa

Foi realizada uma entrevista com a Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNICATÓLICA, Prof.ª Me. Kátia Gomes do Nascimento, no intuito de explorar os serviços oferecidos ao público e a relevância das atividades realizadas pelo setor: 

  1. O que faz o CEP? O CEP é uma instância colegiada interdisciplinar, autônoma que tem como principal função avaliar em tempo hábil todos os projetos de pesquisa que envolvem seres humanos como voluntários e/ou sujeitos para pesquisa, com a grande responsabilidade em decisões sobre o cumprimento de normas éticas exigidas pela Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS), considerando referenciais básicos da bioética, como reconhecimento e a afirmação da dignidade, a liberdade, a autonomia, a beneficência, a não maleficência, a justiça e a equidade, dentre outros que visam assegurar os direitos e deveres que dizem respeito aos participantes da pesquisa, à comunidade científica e ao Estado. 
  1. Quais suas principais responsabilidades e serviços oferecidos? São responsabilidades e atribuições do CEP a emissão de parecer consubstanciado de projetos submetidos à Plataforma Brasil de acordo com normas éticas da Resolução 466/12 do CNS; manter a guarda confidencial e o arquivamento do protocolo completo e disponibilizar todos os documentos e arquivos às autoridades sanitárias e componentes da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e do Ministério da Saúde (MS); manter comunicação regular e permanente com a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/MS). 
  1. Em quais situações os professores e alunos devem procurar o Comitê de Ética? O CEP oferece e desempenha papel consultivo e educativo sobre informações acerca do funcionamento da Plataforma Brasil, promovendo a discussão em torno da ética na ciência. Por isso, professores e alunos devem buscar informações no CEP sobre qualquer problema relativo ao desenvolvimento da pesquisa ou dúvidas acerca de cadastro de projetos de pesquisa. Além disso, o CEP pode receber dos sujeitos da pesquisa ou de quaisquer outras partes, denúncias de abusos ou notificação sobre fatos adversos que possam alterar o curso normal do estudo, deliberando pela continuidade, modificação ou suspensão da pesquisa. 
  1. Quais os horários de funcionamento/ atendimento? O CEP funciona de segunda à sexta-feira das 7h às 11h e das 13h às 17h30min. 
  1. Qual a importância/relevância do Comitê de Ética para a UNICATÓLICA, professores e alunos? Como parte de sua missão de fomento e referência à cultura e desenvolvimento da ética, obedecendo os preceitos éticos, o CEP tem destacada a relevância de sua atuação para o respeito à dignidade humana no âmbito das práticas científicas, consolidando e fortalecendo o vínculo dos professores e alunos com a instituição acadêmica e às pesquisas científicas.
Por: jefferson

Deixe seu comentário