• Blog UniCatólica

Conheça mais sobre o Biotério da UNICATÓLICA
ENTREVISTAS

Conheça mais sobre o Biotério da UNICATÓLICA

Através de uma entrevista realizada com o Presidente da CEUA – Comissão de Ética no Uso de Animais da UNICATÓLICA, responsável técnico pelo Biotério, Médico Veterinário Dr. Cláudio Henrique Nogueira de Medeiros, buscou-se explorar as atividades realizadas pelo setor e qual sua importância para a Instituição:

 

  1. O que faz o Biotério? O biotério é um setor que contribui com as pesquisas científicas da Instituição que necessitam de experimentação com animais. O Biotério trabalha, especificamente, com ratos (Rattus norvegicus) e camundongos (Mus musculus) e estas criações possuem por finalidade servir a comunidade acadêmica no tocante as pesquisas as quais esses animais se enquadram.
  1. Quais tipo de animais compõem o biotério e qual a finalidade destas criações? O Biotério trabalha, especificamente, com ratos (Rattus norvegicus) e camundongos (Mus musculus) e estas criações possuem por finalidade servir a comunidade acadêmica no tocante as pesquisas as quais esses animais se enquadram. 
  1. Quais tipos de estudos são realizados com os animais e quais cursos fazem parte? São realizadas pesquisas comportamentais com os animais e, atualmente, apenas o curso de Psicologia realizam as pesquisas. 
  1. Como se dá o tratamento dos animais? Todos os fatores são altamente monitorados e controlados. Os animais são tratados com alimentação especifica, água potável com monitoração de análises, controle total de temperatura e umidade do criatório. Ainda, o setor dispõe de 02 (dois) colaboradores designados somente para o manejo do biotério. 
  1. Caso haja interesse, como os demais cursos poderão realizar pesquisas com os animais? O setor está a total e irrestrita disposição de todos os cursos que vislumbrarem pesquisas com o uso dos animais. Nesse sentido, o curso que demonstrar interesse terá que submeter um projeto de pesquisa para análise por parte do comitê de ética e, posteriormente, se dará sua aprovação ou não. O curso deverá solicitar o pedido dos animais 90 (noventa) dias antes da entrega por parte do biotério. Nesse pedido deverá constar o curso interessado, os dados da pesquisa, disciplina e informações inerentes aos animais requisitados tais como: espécie, quantidade, sexo, idade, entre outras informações.
Por: jefferson

Deixe seu comentário