Mulheres PSI em Ação: Luciana Couto
Egressos

Mulheres PSI em Ação: Luciana Couto

Luciana Couto é Graduada em Psicologia pela UNICATÓLICA, turma 2009.2

Luciana Mara B. do Couto tem 36 anos, casada, mãe de menino e de pets. Graduada em Psicologia (1ª Turma da UNICATÓLICA), Pós-Graduada em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia Organizacional; Tanatóloga; Psicóloga Clínica e Organizacional; Business Partner na Multinacional BRF (Dona das Marcas Sadia, Perdigão e Qualy).

“Primeiro, quero expressar meu imenso sentimento de Gratidão ao receber o lindo convite para falar um pouco da minha trajetória como Mulher Psi e Egressa do Curso de Psicologia da UNICATÓLICA. Falar sobre o protagonismo das Mulheres, reconhecer suas jornadas repletas de responsabilidades, papéis, exigências, é inspirador e motiva muitas outras Mulheres a não desistir de seus objetivos, sonhos, lutas, chegando a ocupar os lugares que desejam ocupar. Mas com certeza é preciso muita atenção para que a Saúde Emocional seja uma prioridade diante de tantos papéis. O cuidado consigo mesma, a gestão das emoções, são importantes neste caminho; contar com a Psicologia é essencial.”, afirmou Luciana.

Para Luciana, a Psicologia chegou na vida dela como presente, descobertas e uma paixão; através dela ela se sente uma eterna estudante, pesquisadora, em busca de ser um canal de desenvolvimento e transformação na vida das Pessoas. Em 2021, ela completa 11 anos de trajetória na Psicologia, repleta de lembranças, desafios, medos, superações, dificuldades, mas com a reflexão de que todo esforço valeu e vale a pena, principalmente porque acredita no meu propósito e missão, “Cuidar do Outro”.

Resumindo a história dela, sempre foi muito dedicada e participativa durante o período como aluna do curso de Psicologia da UNICATÓLICA, tive oportunidade de fazer Disciplinas Extras, Monitorias, Grupos de Estudo, Estágios Extracurriculares, dentre outros. Também descobriu minha paixão pela Área Organizacional, mas nem tudo foi tão fácil como sonhado; após minha Formatura segui inicialmente Carreira na Área Social, Clínica e Educacional, trabalhando em CRAs de vários municípios, Consultório Particular e Ministrando Aulas de Psicologia em Cursos Técnicos. Mesmo assim, nunca abandonou o sonho pela Organizacional.

Com sua família formada, tomaram a decisão de mudar a vida deles, deixando tudo que foi construído em Quixadá e reconstruir na cidade grande, a famosa São Paulo. Não foi fácil conseguir trabalho na Área Organizacional, mas após seis meses de muita luta, muitos nãos e persistência, consegui; comecei em uma Empresa do Ramo Varejista até chegar na minha paixão, uma Multinacional do Ramo Alimentício.

“Hoje me considero uma Mulher Esposa, Mãe, Profissional Psi, Guerreira; aquela que já passou por muitas dificuldades, medos, lutas e desafios, mas com a ajuda da Psicologia e de uma Rede de Apoio ao meu redor, nunca desisti. E você Mulher também não deve desistir, pelo contrário, a cada desafio novo em seu caminho, tome-o como evolução, aprendizado e degrau para crescimento. ‘Há sempre a escolha entre voltar atrás para a segurança ou seguir em frente para o crescimento; o crescimento deve ser escolhido uma, duas, três e infinitas vezes; o medo deve ser superado uma, duas, três e infinitas vezes.’ (Abraham Maslow)“, declara Luciana

Finalizo com um Agradecimento Especial e Carinhoso às Mulheres Inspiradoras, que foram muito importantes e fazem parte até hoje da minha trajetória profissional, são elas: Milena Oliveira, Andrea Vidal, Mércia Capistrano, Anice Holanda e Stânia Nágila.

Por: Neuton Júnior