Cajup Sitiá realiza ação de educação popular com as comunidades do Escondido e do Cafundó
AÇÃO SOCIAL

No 05 de setembro de 2015, os acadêmicos do curso de Direito, integrantes do Coletivo de Assessoria Jurídica Universitária Popular, CAJUP Sitiá, cumpriram mais uma etapa do Projeto Cafundó, coordenado desde 2013 pelo Professor Paulo Jorge, Coordenador do Curso de Enfermagem, que também esteve presente. Sob orientação da Prof.ª Roberta Laena, os alunos visitaram a comunidade isolada denominada Escondido, localizada no topo de uma serra do Município de Choró/CE e realizaram atividade de educação popular com membros das comunidades do Escondido e do Cafundó, dialogando sobre a importância da participação social e da organização comunitária para a conquista e efetivação de direitos humanos. Com o auxílio dos acadêmicos, as duas comunidades elegeram representantes e prioridades de luta, a partir do diagnóstico de seus problemas mais graves. Ao final, foram exibidos alguns vídeos, entre eles, o documentário “Ser Tão resistente”, do Coletivo Nigéria, mostrando exemplos de resistência do sertão cearense. A visita contou com a participação do Prof. César Bernal Colera, Coordenador do curso de Filosofia, que deu início a um projeto de incentivo à leitura junto às crianças daquela localidade. Aos poucos e com muito respeito à cultura local, vislumbrou-se uma potente estratégia para que os acadêmicos tivessem contato com realidades diferenciadas e aprendessem na prática a responsabilidade social. A ação também contou com a participação da Prof.ª Cristiane Sousa, do curso de Educação Física, que contribuiu com a preparação física para a subida ao topo da serra.

Por: Jefferson Leonel