Acadêmicos criam projetos de intervenção
ACADÊMICOS

Acadêmicos criam projetos de intervenção

Acadêmicos dos cursos de Administração, Sistemas de Informação e Sistemas para Internet, da disciplina de Gestão e Desenvolvimento de Projetos, ministrada pela professora Esp. Ana Maria Tavares Lins Roncolato, visando otimizar a prática dos conteúdos abordados, bem como concatenar ensino, aprendizagem e extensão universitária, criaram oito projetos de intervenção para o segundo bimestre. São os projetos elaborados:

1) Zanchin Web: plataforma Web que destinou auxiliar no gerenciamento das ações de uma academia de Karatê, objetivando tornar a gestão mais rápida e eficiente.

2) Noções básicas para empreendimento próprio: encontros ocorridos em quatro semanas, que aconteceram na escola Estadual César Cals, objetivando apresentar, aos jovens, algumas habilidades empreendedoras.

3) Minicurso de capacitação na apicultura: visou oferecer aperfeiçoamento técnico de manejo, aprimoramento de conhecimentos e práticas da atividade apícola, favorecendo o melhor desempenho e expansão da produção.

4) Site informativo sobre os pontos de coleta de lixo na cidade de Acopiara: site desenvolvido e apresentado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Acopiara, que visou auxiliar os moradores na identificação dos pontos de coleta de lixo existentes e espalhados por toda a cidade e que não estavam sendo utilizados adequadamente.

5) Incentivo ao empreendedorismo através da ferramenta Canvas: projeto que incentivou o empreendedorismo dos jovens, alunos do 3º ano do Ensino Médio, que pretendiam iniciar seus próprios negócios.

6) CyberAid: trata-se de uma plataforma online de redirecionamento para pessoas que pretendem doar recursos financeiros e/ou materiais para uma ONG instalada em Ocara.

7) Práticas de desenvolvimento pessoal nos processos de recrutamento e seleção: projeto que visou ensinar técnicas de construção de curriculum vitae, comportamento e postura pessoal durante entrevistas.

8) Adote um Pet: aplicativo criado para auxiliar na adoção e acolhimento a animais domésticos, realizado com apoio do grupo Resgate Animal de Quixeramobim/CE. As apresentações dos projetos iniciaram no dia 10 de junho, no SmartCatólica, com a abordagem dos quatro primeiros projetos, e se encerraram no dia 17 de junho, com os outros quatro projetos sendo apresentados. Vale salientar que os projetos CyberAid, Adote um Pet e Zanchin Web irão continuar operando, a pedido dos parceiros que aceitaram o projeto em suas instituições. Ressalta-se, ainda, que todos os parceiros agradeceram à UNICATÓLICA e reconhecem a marca como facilitadora e atuante socialmente na região. Durante as apresentações, em algumas falas, isso ficou bem marcado, por exemplo, na fala do Sr. Paulo, parceiro do projeto ligado à apicultura.