• Blog UniCatólica

UNICATÓLICA, há 16 anos formando pessoas e transformando realidades
16 ANOS UNICATÓLICA

UNICATÓLICA, há 16 anos formando pessoas e transformando realidades

No dia 02 de abril de 2020, a UNICA­TÓLICA – Centro Universitário Ca­tólica de Quixadá – celebra 16 anos da solene e festiva inauguração da Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS).

Atualmente mantida pela Associação Edu­cacional e Cultural de Quixadá (AECQ), a UNICATÓLICA oferta mais de 30 cursos de Graduação (presenciais e a distância) e Pós­-Graduação (Lato Sensu e Stricto Sensu), nas mais diversas áreas do conhecimento.

Em 16 anos, a IES entregou ao mercado de trabalho mais 4.500 profissionais qualifica­dos, oriundos de mais de 100 municípios do Ceará e de outros Estados.

Grande é o mérito do fundador da Institui­ção, Dom Adélio Tomasin, segundo Bispo de Quixadá, e de seu sucessor e atual timoneiro, Dom Angelo Pignoli. O primeiro lançou as sementes de uma instituição que, pela conti­nuidade da ação do segundo, tornou-se sóli­da referência em Ensino Superior.

Entre tantas conquistas, surge o creden­ciamento de Centro Universitário Católica de Quixadá, através da publicação no Diá­rio Oficial da União, no dia 05 de maio de 2016, da Portaria MEC n. 367/2016, repre­sentando o coroamento dos esforços realiza­dos para ver, em Quixadá, uma instituição forte. Com a transformação, a IES deixa de ser uma faculdade isolada para ser dotada de autonomia universitária, o que lhe confere a prerrogativa de, por exemplo, registrar seus próprios diplomas, expandir sua oferta de cursos e vagas, bem como seus programas de extensão e de iniciação científica/pesquisa.

Em sua fase de transição, a Instituição vi­venciou grandes desafios e metas a serem cumpridas, visando à prestação de serviços de excelência e atendimento das necessida­des de seu corpo de gestores, coordenadores, professores, colaboradores e, principalmente, de alunos. Nesse contexto, a presença da Igreja Católica foi fundamental para que, hoje, Quixadá se firme como polo educa­cional de nível superior a sediar um Centro Universitário.

Em 2018, a IES deu um grande salto, ofer­tando para a comunidade seu primeiro curso

de Graduação na modalidade de Educação a Distância (EaD), Gestão de Recursos Huma­nos. Hoje, a IES conta com mais dois cursos nessa modalidade: Administração e Ciências Contábeis. Os cursos da UNICATÓLICA EaD se destacam no mercado pois permitem ao aluno uma dupla ou tripla formação, com certificações intermediárias e diploma igual ao do presencial.

Preocupada com a responsabilidade so­cial, a UNICATÓLICA é referência em aten­dimentos à população do seu entorno. São mais de 17.000 atendimentos anuais gratui­tos à comunidade, realizados por meio dos programas de Extensão e das Clínicas de Fi­sioterapia, Odontologia e Psicologia, do Nú­cleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e da Atitude Empresa Júnior (ATEJ).

Em 2020, comprometida com o meio am­biente e a sustentabilidade do planeta, a UNICATÓLICA se tornou a maior usina de energia solar do Sertão Central, com a ins­talação de mais de 1600 placas fotovoltaicas em seu campus, que permitirão à IES usufruir de energia altamente sustentável.

A UNICATÓLICA vislumbra grandes avan­ços que proporcionarão, cada vez mais, um ensino de qualidade para os acadêmicos, além de aumento da oportunidade para quem deseja ingressar em um curso de nível superior.

Ao longo desses anos, a IES vem promo­vendo um processo de inclusão e de trans­formação social, alicerçado na formação humana, profissional e cristã. Contando com a inspiração da Igreja Católica em sua estei­ra histórica, a Instituição sempre lutou para que a dignidade humana fosse respeitada. A cada época, a educação intelectual se aliava aos mais nobres valores cívicos, humanos e espirituais.

Nesse sentido, a UNICATÓLICA, reconhe­cida pela sua excelência, segue mediante educação superior humanista, inovadora e sustentável, contribuindo para a transfor­mação social do Estado do Ceará, à luz de sua missão, qual seja “educação superior à luz dos valores cristãos, éticos e humanos de forma inovadora e sustentável”.

DOM ANGELO PIGNOLI
CHANCELER

“O dia 02 de abril é uma data muito importante, pois celebramos 16 anos dessa grande Instituição, que ajuda tantas pessoas. Todos nós for­mamos uma família e somos responsáveis para que a UNICATÓLICA possa cumprir sua finalidade e missão. Portanto, sabemos da importân­cia que a IES possui e do compromisso de todos os envolvidos, com o espirito de uma verdadeira família. Possamos crescer juntos para que a UNICATÓLICA tenha sua continuidade e possa, ainda, produzir muitos frutos, sob os princípios do evangelho que enobrece o ser humano.”

MARCOS JAMES CHAVES BESSA
REITOR

“É motivo de grande orgulho e satisfação gerir uma instituição de ensino ética, transparente e que se preocupa com uma formação hu­mana, cristã e de qualidade, preparando jovens para os desafios do mundo. Que Deus e Nossa Senhora Rainha do Sertão continue nos abençoando para formar pessoas e transformar realidades no Sertão Central cearense.”

CICERO FELIX DA SILVA
SUPERINTENDENTE EXECUTIVO

“Celebrar os 16 anos da UNICATÓLICA é render graças a Deus e a Nossa Senhora por permitir que este extraordiná­rio empreendimento cumpra seu papel de promotora do desen­volvimento das pessoas e das organizações do Sertão Central. Como Superintendente Executivo, sinto-me honrado e desafiado, coti­dianamente, a pensar estrategicamente o presente e o futuro dessa Ins­tituição. Congratulações a todas as pessoas, em especial os membros da Mantenedora e da Reitoria, por todas as contribuições na construção dessa história de sucesso. Parabéns, UNICATÓLICA! Continue realizado sonhos e transformando realidades.”

MARCOS AUGUSTO FERREIRA NOBRE
PRÓ-REITOR DE GRADUAÇÃO E EXTENSÃO

“Quando cheguei a Quixadá, cidade pequena, mas bem conectada com a região, em março de 2007, para construir uma família e dar aulas no então Instituto Filosófico-Teológico Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão, a maioria dos cursos, já autorizados pelo MEC desde 2003 e 2004, esta­vam nos semestres iniciais, e o campus era bem diferente, mas já inspirava grandeza por sua audácia de acolher diferentes cursos em várias áreas do conhecimento em meio ao Sertão Central. Hoje, com 16 anos de existência, a UNICATÓLICA já inspirou uma geração de jovens profissionais no Interior do Cerará, e deixou sua marca não só na história da minha família, mas na de muitos outros professores, alunos e cidadãos em geral, que ao redor dela cresceram e se desenvolveram.”

KARLA BRUNA TORRES
PRÓ-REITORA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

“Àquela que planeja, desenvolve e executa com responsabilidade e ética o melhor Ensino Superior do Sertão Central, parabéns! Diariamente chego à conclusão de que a gratidão é a forma mais nobre e pura de expressar o meu sentimento pela UNICATÓLICA. Existe em mim uma explosão de contentamento em fazer parte daquela que me oportunizou o maior apren­dizado profissional e fez de mim um ser melhor, potencializado em amor, humildade e fé. Muito obrigada, UNICATÓLICA, por todos esses anos que foram significativamente transformadores na minha e na vida de tantos. Teremos muito a viver!”

Por: Eliane Rodrigues

Deixe seu comentário